sexta-feira, 30 de maio de 2008

PREPARAR UMA CATEQUESE

1.TER SEMPRE PRESENTE O QUE SE PRETENDE COM A CATEQUESE:

- A catequese é um serviço ao crescimento na fé dos cristãos já convertidos;

- A catequese é uma dimensão da evangelização. Depois do primeiro anúncio ou do despertar religioso (no caso das crianças), sente-se a necessidade de crescer na fé: professando essa fé (para isso é necessário o conhecimento do mistério de Cristo e da mensagem do Evangelho); celebrando essa fé nos sacramentos; vivendo a fé e dando testemunho da vida nova que recebemos no Baptismo (dizendo não ao pecado e vivendo o amor ao jeito de Cristo) e orando (n)a fé. Ao mesmo tempo, a fé vive-se em comunidade, na qual a catequese deve introduzir, e abre-nos à missão, ajudando cada cristão a assumir a sua missão de testemunha e anunciador de Jesus Ressuscitado.

- A catequese é um elemento da iniciação cristã. A catequese é indispensável para o cristão cresça como tal e atinja a maturidade da fé.

2.PREPARAÇÃO:

- A preparação da catequese exige uma preparação de base: a experiência cristã de cada um, cursos de formação para catequistas e a chamada formação contínua;
- Há também a preparação próxima: alguns dias antes do encontro, começar por ler tranquilamente o guia, atender ao que se pretende com a catequese, ver as ideias principais (interiorizar bem os objectivos). Assim, durante o dia, poderão até surgir ideias sobre a melhor forma de concretizar alguns momentos. Não esquecer que não pode haver catequese sem encontro com Jesus: pela Palavra, pela oração, pelo compromisso…
- Podemos ainda distinguir a preparação interior: Preparo-me interiormente procurando estar em unidade com o Senhor. Essa unidade vive-se pela oração confiante e pelos sacramentos. Preparo-me interiormente também procurando estar bem disposto(a), confiando todas as preocupações nas mãos de Deus. No momento da catequese, procurarei estar sem “stress”. O ideal é que eu viva de tal forma a catequese que seja para mim também gratificante. O catequista nunca pode estar com pressa ou dar a ideia de estar a “despachar” a catequese por qualquer motivo.

3.AMBIENTE DA CATEQUESE:

- O ambiente ajuda imenso a viver a catequese ou ajuda a dificultá-la. Aspectos como: a luz, a temperatura, o arranjo da sala… tudo é importante. O próprio visual do catequista (a forma de vestir, por ex., pode ter alguma influência…).
- A questão do barulho do grupo resolve-se de várias formas: não deixando que o grupo tenha momentos em branco em que não sabe o que deve fazer; procurando o catequista que todos estejam sempre no seu contacto visual (daí o semi-círculo ser uma boa opção); habituando-se a falar um de cada vez; o catequista deve falar a meia-voz (se levanta a voz, o grupo levanta ainda mais). A voz deve ser simultaneamente suave e firme.


4.SABER UTILIZAR OS MATERIAIS CATEQUÉTICOS:

- O GUIA: Posso tê-lo aberto à minha frente para me orientar. Porém, não devo nunca fazer uma leitura directa do guia (ler quebra a comunicação). Devo dizer o que lá está por minhas palavras (assinalando as mais importantes ou fazendo um esquema num caderno á parte). Devo sempre ter presente o que é mais importante do que é secundário. Por exemplo, se eu estou a fazer uma afirmação doutrinal, devo procurar ser fiel ao que está no guia e aí até posso ler.
- Se estou a explicar como se faz um jogo, basta que eu tenha percebido do que se trata e posso explicá-lo por palavras minhas. O mesmo se diga das indicações de carácter pedagógico, sobre o como fazer...
- Os momentos em que não tenho que inventar nada, mas ser extremamente fiel ao que me é proposto são: Leitura e interiorização da Palavra; explicitação da doutrina relacionada e que se resume na síntese ou “para guardar na memória e no coração” e na oração (excepto se for proposta uma oração espontânea).

- O CATECISMO: O catecismo posso usá-lo no momento da “Experiência Humana”, sobretudo se tiver elementos relacionados com a opção que escolhi realizar; no momento da Palavra, normalmente, deve ler-se pela Bíblia: um lê para todos como na Liturgia e todos podem seguir pela sua Bíblia, com os adolescentes pode fazer uma leitura alternada ou de outras formas adequadas à idade; a seguir, no momento da interiorização todos podem ter o catecismo aberto na Palavra já proclamada. Nos primeiros anos, a Palavra pode ser adaptada (na linguagem). Aí, pode colocar-se um papel dentro da Bíblia e ler com a adaptação, sem tirar o sentido do texto.

- A BÍBLIA: Todos devem ter e usar, mas sobretudo a partir da Festa da Palavra. O grupo verá se é prático trazer a Bíblia para a Catequese. Pelo menos uma Bíblia tem de estar, colocada em lugar de destaque, para ser utilizada no momento da proclamação da Palavra.

- OUTROS: São so chamados materiais de apoio, como livros de dinâmicas, leitor de música, CD’s, poster’s, fotocópias (tentando não se apoiar demasiado em fotocópias por uma questão prática)…


5.AVALIAR O ENCONTRO DE CATEQUESE:


- Devo perguntar-me:

- Atingi os objectivos desta catequese?

- A catequese foi um verdadeiro encontro com Deus?

- O ambiente foi de acolhimento e interiorização da Palavra?

- Conseguimos um momento de oração?

- Criámos condições favoráveis à conversão (pelo compromisso?)

Nenhum comentário: